9.11.09

Bettie Page - Musas Pin Ups






-Galeria de Pin ups
-Dita Von Teese recria o clima das pin ups


Tem um monte de títulos que tentam explicar o charme e a beleza de Bettie Page: "a rainha das curvas", "A Miss Pin Up Girl do Mundo"(título dado pelo próprio Hugh "Playboy" Hefner), "a maior modelo do século XX". Todas essas frases de efeito só aumentam, mas não explicam, a mística em torno dessa americana, nascida Bettie Mae Page , em Nashiville, 1923.

Bettie, filha de Walter Roy Page e a Edna Mae Pirtle, teve uma infância difícil. A família era pobre, ela passou um tempo no orfanato com suas irmãs e foi vítimo de abuso sexual. Seu próprio pai a violentou, quando ela tinha 15 anos.











Mas a história de Bettie não fica só no terreno da tragédia. Ela foi uma excelente aluna na escola, graduou-se bacharel em Artes na Peabody College e casou-se com Billy Neal. Foi o fotógrafo amador e policial, Jerry Tibbs quem clicou Bettie pela primeira vez. Sua franja e suas lingeries revolucionariam a moda. Disseram que Marilyn Monroe era a pin up mainstream e Bettie a pin up undeground. Eu digo que Bettie foi "a" pin up e ponto.

Nos anos seguintes, Bettie ficou famosa. Estampou as revistas "Eyeful", "Beauty Parade" e "Wink". Foi capa da Playboy de janeiro de 1955. Provocou a ira dos conservadores norte-americanos com suas fotos de inspiração sadomasoquista. Teve que depor no senado por seu "envolvimento com a pornografia".

Em 1958, casou-se novamente e retirou-se da vida pública tornando-se uma religiosa fervorosa até morrer aos 85 anos em 2008.

Na cultura pop, imortalizou o estilo pin up, inspirou a namorada do herói Rockteer e ganhou uma biografia onde foi vivida com perfeição por Gretchen Mol.

-Página oficial
-Nossa galeria de musas





-Trailer do filme "The Notorius Bettie Page"



2 comentários:

Breiner77 disse...

Um salve às pinups...
elas merecem.
estilo, beleza e sensualidade..
são as melhore..
abraço

Frico disse...

Tem um post com várias pin ups, linkado neste da Bettie Page. Dê uma olhada! abrax

Related Posts with Thumbnails