6.11.09

Grandes baixistas punk


-Assista os solos de grandes baixistas

O punk rock não foi construído em cima de grandes músicos, tecnicamente falando. O que valia ali, no mundo dos três acordes, era a criatividade, a atitude, a simplicidade em mandar sua mensagem direto pro ouvinte. Por isso, quando falamos de grandes baixistas na cena punk temos que considerar dois tipos: os que realmente tocavam bem e contribuíram para a hsitória do contrabaixo e aqueles que foram influentes. Abaixo segue nossa listinha. Se você não curtiu deixe seu comentário xingando e sugerindo outros nomes.

Sid Vicious, Sex Pistols






A adorável fraude. Ninguém tocou tão pouco para entrar na história do rock quanto Sid. Mas é ele que estampa a capa do livro "Rocks" do fotógrafo Bob Gruen e de "1001 discos para ouvir antes de morrer" de Robert Dimery, além de milhares de pôsteres, camisetas e até um filme, "Sid e Nancy".

Matt Freeman, Rancid






Dos poucos baixistas punk a constar sempre em listas de grandes instrumentistas do rock. Matt Freeman ataca em linhas de reggae e ska no Rancid, e é famoso pela velocidade com que que destrincha notas no solo de "Maxwell Murder". Provavelmente a única unanimidade dessa lista.







Robert Trujillo, Suicidal Tendencies & Inectious Grooves





Não vamos avaliar o trabalho do cara no mundo do metal. Mas no terreno do crossover do Suicidal Tendecies, Trujillo se destacou com seus slaps e grooves, atingindo seu ápice no funkeado "Infectious Grooves", o Red Hot punk. Um bom exemplo pra quem acha que baixistas de hardcore não podem ter boa técnica.







Darryl Jennifer, Bad Brains




Vindo de uma formação de jazz fusion, Darryl Jennifer segura forte a cozinha da virtuose hardcore que é o Bad Brains. Mesclando metal, funk, reggae e punk, o quarteto de Washington tem os melhores músicos que já passaram pelos 3 acordes. Mesmo sem ser um grande solista, Darryl merece entrar em qualquer lista que fale de bons músicos no HC.







Paul Simonon, The Clash







A Paul Simonon devem todos os baixistas de punk que passaram a tocar linhas de baixo inspiradas em reggae e outros ritmos negros. Anos luz à frente de seus conterrâneos, o jovem inglês inseriu groove nos três acordes, sendo o grande entusiasta do ritmo de Bob Marley no Clash. Além do ritmo jamaicano, Simonon se virou bem em incursões da banda pelo funk. É também o compositor do clássico "Guns of Brixton" e estampa a clássica capa de "London Calling" onde aparece destruindo seu baixo.







Fat Mike, NOFX






Carismático, o líder do NOFX é outro baixista a mesclar hardcore com reggae, trazendo linhas suingadas e cantando por cima. Contemporâneo de uma geração de bons músicos das 4 cordas no punk/hc.






Mike Watt, Minutemen & Stooges


O Minutemen é uma banda pouco conhecida dos EUA, que misturava punk com influências de funk, indie e jazz. Mike Watt, o baixista, foi um dos caras mais criativos do punk oitentista, mesclando slaps, palhetadas e escalas dedilhadas nas curtas músicas de sua banda. Desde 2003, Watt é também o responsável pelas 4 cordas dos Stooges.




-Lista com os melhores baixistas da história do rock


Flea, Fear & Red Hot Chili Peppers



Você me pergunta: que porra o Flea está fazendo nessa lista? E aí você esquece que ele tocou na banda de hc Fear por alguns anos(1982-1984). Além disso, como o próprio conta no vídeo acima, seu estilo é um cruzamento do groove de George Clinton com a intensidade do punk rock.








Pica-Pau, Ratos de Porão






O Ratos de Porão já tinha uns solinhos de baixo na época do Jabá, mas foi com o Pica-Pau que as 4 cordas tiveram seu melhor momento na discografia dos caras. O baixista gravou três discos clássicos(os dois "Feijoada Acidente?" e o "Carniceria Tropical"), sempre com o timbre gravão do seu Rickenbacker aparecendo em solos como de "Dotadão deve Morrer" e "Difícil de Entender", num estilo agressivo, mas que mantinha swing.






Dee Dee Ramone, Ramones




Comecei e terminei a lista com os piores músicos dos dez aqui presentes. Dee Dee sabia tocar baixo, mas era tosco. Não tinha técnica, mas foi o cara que influenciou Sid Vicious e companhia, fazia backing vocals, tinha presença de palco e compôs a maioria dos clássicos do Ramones. Dee Dee criou a figura do baixista de punk, com o instrumento no joelho, tocando com palheta e agitando sem parar. Entra aqui pelo pioneirismo.

***

Veja também:
-Melhores baixistas do heavy metal
-Lista com os 100 melhores guitarristas da história, segundo a Rolling Stone

2 comentários:

Anonymous disse...

PqP não pensaria em baixistas melhores, fudidis os textos curtos e faceis de ententer lol

Frico disse...

Valeu!!!

Related Posts with Thumbnails