24.5.10

10 músicas clássicas do rap nacional

Sim, sim, dava pra fazer umas 3 listas com clássicos do rap nacional. A primeira poderia ser só com  as músicas do começo do movimento, de caras como Athaliba e a Firma, Pepeu e Ndee Naldinho. Outras poderiam trazer as que  fizeram mais sucesso ou com as que foram mais influentes. Eu não pretendo rabiscar nenhuma dessas. A ideia aqui não foi listar as melhores, mas 10 músicas que marcaram época e que são conhecidas(ou deveriam) por todo mundo que curte hip hop. A maioria delas conseguiu ultrapassar a barreira de gêneros e fez sucesso fora do mundo do rap também. Tentei equilibrar aquelas boas pra animar bailes, com outras mais preocupadas em passar uma mensagem.  Foquei no final dos anos 90 porque foi a época em que ouvi mais esse som, e é de lá que vem meu saudosismo com "um tempo bom que não volta nunca mais".

-Outras listas

Diário de um detento - Racionais Mc's
"Fim de semana no parque" foi uma das primeiras músicas dos Racionais que ouvi - no rádio mesmo - no meio dos anos 90. Eu era bem moleque e alguns anos depois eles estourariam com "Sobrevivendo no Inferno". Ouvi esse disco diversas vezes, prestando atenção em cada detalhe das letras. "Diário de um detento" virou, provavelmente a música mais conhecida do rap nacional. Do playboy do colégio ao empacotador do supermercado, todo mundo sabia a letra de cor. Tem outras boas mais antigas("Mulheres Vulgares", "Hey Boy", "Pânico na Zona Sul"), mas poucas marcaram tanto quanto esse relato do cotidiano no Carandiru.


Senhor Tempo Bom - Thaíde e DJ Hum
Muita gente acha que o grande clássico de Thaíde é "Corpo Fechado" que saiu  na coletânea "Hip Hop Cultura de Rua", de 1988. Ela tem sua importância pioneira,  mas "Senhor tempo bom" se tornou um hino, uma homenagem funkeada aos clássicos black power que acabou se tornando, ela mesma, um clássico, animando bailes por todo o Brasil desde que foi lançada em 1996.


Rap é compromisso
- Sabotage
Infelizmente, Sabotage só lançou um disco em vida. Foi o suficiente para entrar pro pódio do hip hop nacional com uma cadência chapada nas rimas e influências de samba, chorinho e MPB que faziam a diferença em seus raps. Ao lado de "Respeito é pra quem tem" e "Um bom lugar", "Rap é compromisso" é uma das melhores composições que Sabota deixou antes de ser assassinado.


Fogo na Bomba
- De Menos Crime
"Fogo na Bomba" ultrapassou os limites do rap, virou grito de guerra de maconheiros espalhados por todo Brasil, ganhou espaço em show de rock e foi um dos grandes hits de 1999. Ralando desde 1987 em São Mateus, os manos do De Menos Crime fizeram muita gente que nem curtia hip hop ter o refrão dessa música na ponta da língua. Pra quem gostar vale ouvir "Burguesia" e "A Bola do Mundo"


Tic Tac
- Doctors Mc's
Tic Tac deve ter sido um dos clipes de rap mais exibidos no extinto Yo!,  da Mtv. Pra mim ela tem um puta gosto de nostalgia. O Doctors normalmente fazia um som mais animado, bom pra galera bater cabeça, mas foi nessa baladinha bem-humorada que os caras conseguiram criar um clássico maior que a própria banda.


Us mano e as mina - Xis
Outro megahit que ultapassou os limites do hip hop, "Us Mano e as mina" tinha a força de um refrão de torcida e fez a galera começar os anos 2000 cantando rap. Xis já estava na correria há anos, tocava a gravadora 4P com KL Jay, tinha passado pelo DMN e gravado "De Esquina", com Dentinho. Mas foi na simplicidade divertida dessa faixa que ele encontrou o caminho pro sucesso.


O Trem - RZO
O RZO é respeitado por toda sua história, gravou diversas músicas, fez parcerias com artistas que vão de Charlie Brown Jr a Sabotage, passando pelo Instituto. A banda de Pirituba, revelou - também - o talento de Sabotage e Negra Li pro mundo. Mas pra mim, o grande momento dos caras é essa música, presente no disco "Todos são manos", de 1999.


Cada um por sim - Sistema Negro
O Sistema Negro foi o responsável por colocar Campinas no mapa do rap. Em 1994, "Cada um por si" virou um clássico instântaneo das festas de hip hop - e do já citado Yo!. Diziam que o som dos caras era gangsta, mas as letras eram muito mais retrato e crítica da violência, do que a apologia que os rappers gringos faziam. Faz parte do disco "Ponto de Vista".


Casa Cheia - Detentos do Rap
Antes de 509-E e outras bandas formadas na cadeia fazerem sucesso, o Detentos do Rap abriu caminho com "Apologia ao crime", gravado em 1998 na Casa de Detenção de São Paulo. O disco vendeu 30.000 cópias e tornou o refrão "É o Carandiru está de casa cheia/Muito veneno no ar/ e muita droga na veia" um crássico.



De Esquina
- Dentinho e Xis
Em 1997, os rappers Dentinho e Xis(então no DMN) se juntaram pra gravar esse rap que fala sobre a paranoia da cocaína. A faixa foi produzida pelo Thaíde, abriu caminho pra carreira solo de Xis e ganhou até versão samba na voz da cantora Cássia Eller.


5 músicas pioneiras do hip hop brasileiro
Em breve uma lista com as músicas que marcaram o começo do gênero no Brasil com mais Thaíde e Racionais e também Pepeu, Athaliba e a firma, MC Jack e outros

Discordou? Sugira outras músicas aí embaixo!

Veja também:
-Entrevista com Nelson Triunfo, pioneiro do hip hop
-Mais uma noite : ralando num puteiro do interior

Um comentário:

Anonymous disse...

Sem dúvida, uma bela lista

Related Posts with Thumbnails