23.3.10

Gal Costa - Musas com cérebro

- Musas: Ideias na cabeça e curvas no corpo
-"Sgt. Peppers" o gatilho da psicodelia mundial

Sim, não adianta fazer cara feia. Punk Brega também tem seu lado bicho-grilo e Gal Costa se encaixa em todas nossas categorias de musas. Além de se juntar a outras mulheres de atitude no "Musas com Cérebro", Gal tinha o show mais rock 'n' roll do Brasil, em 1971, quando movia seu "Fa-Tal - Gal a Todo Vapor" a amplificadores Marshall importados da Inglaterra e preenchidos pelos solos ácidos de Lenny Gordin -substituído posteriormente por Pepeu Gomes. E Gal também foi pin up por um dia. Muito antes das coroas enxutas Marina Lima e Angela Vieira, em 1985, ela - com quase quarentinha - estampou a capa da antiga revista "Status".

-Conheça a biografia de Timothy Leary o papa da psicodelia

Antes de virar diva jazzística e sucesso brega, Gal foi a musa do desbunde brasileiro. Nascida Maria da Graça Costa Penna Burgos, em Salvador, 26 de setembro de 1945, começou a carreira ao lado de Gil e Caetano. Assim como a dupla, fez a transição de influências de João Gilberto para The Beatles, que resultou no Tropicalismo. Quando Gil e Caetano estavam exilados na Europa(depois da prisão no final de 1969), foi nas mãos de Gal que ficou a responsa de ícone da contracultura tupinambá. Vinda de uma sucessão de discos clássicos, a baiana estreiou o show "Gal a Todo Vapor", com direção do poeta Wally Salomão e músicas de gente como Jards Macalé, Jorge Ben e Luiz Melodia.

Com o melhor som para rock do Brasil, a genialidade de Lenny Gordin(um dos maiores mestres das 6 cordas que passaram por essas terras),a sexy appeal da musa e composições frescas de novos nomes da MPB, o espetáculo virou parada obrigatória para todos os malucos do Brasil, especialmente os hippies do Rio. Gal era musa de homens e mulheres. Segundo a própria cantora, em declaração para a revista Bizz, em 2006: "Ouvi de amigos que, durante o show, haviam meninos e meninas se masturbando." A praia que a sereia baiana frequentava em Ipanema ficou conhecida como "Dunas da Gal" e passou de um lugar poluído para ponto cult que reunia Jorge Mautner, Novos Baianos e outras figurinhas do undegrudi brazuca.

-Saiba mais: a Bizz dissecou as gravações de "Fa-Tal: Gal a Todo Vapor"


Da maior importância


O disco seguinte, "Índia"(1973), seria o último grito da fase "Janes Joplin baiana", depois a cantora ganharia as paradas com álbuns mais populares e menos criativos. Em 1978, geraria polêmica ao assumir em entrevista que dormia com mulheres. Hoje pode parecer banal, mas aqueles eram tempos caretas, mora?

Veja também:
-Fotos de Leila Diniz
-Fotos de Luz del Fuego

-Fotos da Fernanda Young

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails