27.6.08

Melhores discos nacionais dos anos 90 - Top 5

Os cinco discos brasileiros que mais me marcaram quando eu tinha entre 12 e 15 anos(96-99):

1) Afrociberdelia - Chico Science e Nação Zumbi.
Quando eu tinha 12 anos Chico Science ainda estava vivo e começava a ficar conhecido. Ouvi "Maracatu Atômico" até riscar o disco e criei um fanzine com o nome do disco em 1997

2)Roots - Sepultura
Comecei a gostar de som pesado por causa de Roots. Ele e "Afrociberdelia" definiram os limites dos meus horizontes musicais: não ter limites, já que os caras misturavam trash metal com Carlinhos Brown e cantos indígenas.

3)Guentando a Ôia - mundo livre s/a
Fazendo uma análise sem muita precisão técnica, esse é o melhor disco do Fred 04 pra mim. Foi o primeiro que eu tive e o que mais ouvi até hoje. Conheço de cor e salteado as altenâncias entre cavaquinho e guitarras envenenadas e decorei todas as letras engajadas/psicodélicas.

4)Feijoada Acidente? - Ratos de Porão
Pra mim é o melhor disco de punk rock nacional da história. Mudou minha vida. Depois desse disco rasguei a calça, espetei o cabelo, aprendi a tocar 3 acordes no baixo e virei punk

5)Usuário - Planet Hemp & Sobrevivendo no Inferno - Racionais Mc's
Nunca consigo fazer Top 5 com cinco, sempre tenho que enfiar um bônus no meio. "Usuário" do Planet Hemp era o som de "maloqueiro" muito melhor que Charlie Brown Jr de hoje. "Mantenha o respeito" e "Legalize Já" eram hits fortes que tocavam em todos os lugares. E as linhas de baixo eram simples e boas. Excelentes para um iniciante como eu. "Sobrevivendo no Inferno" foi outro tapa na cara. Lembro de ficar ouvindo quietinho, só prestando atenção nas letras, como se fosse alguém me contando a história. A partir daí virei fã de rap.

2 comentários:

Gabriel Ruiz disse...

Porra, muito daora esse post.
Tem vááários discos aí que também mudaram a maneira de perceber a música que nos rodava!
É o caso do Afrociberdelia, do Racionais (primeiro com aquele disco que tem homem na estrada e fim de semana no parque), Planet (quando eu nem sabia o que era papel de pão ou gulumy ou "dichavado")...

E era bem isso, tocar músicas do "usuário", como mantenha o respeito, pra mim, com 13, 14 anos era fóda!

abraço!

Energizaizer's Corporation disse...

atualiza-á! \o/


mané.

Related Posts with Thumbnails