7.6.10

5 discos injustiçados do rap nacional

-Mais listas
Existem algumas unanimidades do hip hop nacional: mídia e fãs adoram Racionais Mc's, todos respeitam a história doThaíde, Sabotage virou herói, etc. Nada contra, os três são excelentes artistas brasileiros, mas sempre senti um pouco de preconceito com as grupos que incorporaram elementos de rock ao seu som, ou contra MC's que não tenham vindo diretamente das comunidades pobres. Por isso fiz a lista abaixo. Talvez, daqui uns anos, ela seja bem indexada no Google e gere polêmica. Muita gente pode reclamar: "Pô, o que esse cara entende de rap, deve ser mó playboy, etc." A intenção aqui não é cagar regra, mas provocar reflexão e tentar resgatar discos bons que não seguem a cartilha do hip hop nacional clássico. Quem não tiver preconceito vai se surpreender.

Faces do Subúrbio - Faces do Subúrbio


















Lançado originalmente de forma independente, o disco de estreia dos recifenses do Faces do Subúrbio misturava não só o rock com rap, mas também embolada(ritmo tradicional brasileiro que lembra o hip hop), acrescentando pandeiros à pick up e guitarras. A banda teve bastante destaque na onda do Mangue Beat, mas nunca chegou a ser popular em São Paulo. É um bom disco pra quem se interessa pela fusão de hip hop com ritmos nacionais.
Ouça: "Homens Fardados", "Os Tais" e "P.P.O.R"

Eu tiro é onda - Marcelo D2


















Seguindo na mistura de ritmos nativos com as batidas do rap, encontramos "Eu tiro é Onda", primeiro álbum solo de D2 e pioneiro na mistura de hip hop com samba e bossa nova. "Pô, cara, mas D2 injustiçado?", você pergunta. Obviamente o MC carioca fez muito suesso com seu segundo álbum("A procura da batida perfeita"), mas muita gente do hip hop mais tradicional ainda torce o nariz pro D2, tanto por seu som ser mais pop, quanto por ele ter um passado roqueiro/mainstream.
Ouça: "1967", "Samba de Primeira", "Eu tive um sonho"

3)Cadeia Nacional - Pavilhão 9


















Antes do fenômeno "Sobrevivendo no Inferno", o Pavilhão 9 foi o grupo de rap mais comentado de São Paulo. Venderam 10.000 discos rapidamente, foram capa da Veja SP e contaram com a participação de Marcelo D2, Nação Zumbi e Sepultura em seu terceiro disco. O grupo se apresentava mascarado e se servia de fartas doses de rock pesado para compor seu som. O problema é que a aproximação com o rock os afastou dos puristas do hip hop, mas não os habilitou para o sucesso no mundo rock 'n' roll. Perdidos entre duas tribos, o grupo deixou essa pancada clássica para quem não se importa com rótulos.
Ouça: "Mandando Bronca", "Opalão Preto" e "Otários Fardados".

4)Gabriel, o Pensador - Gabriel, o Pensador




















A importância do primeiro disco de Gabriel, o Pensador pro rap brasileiro é análoga ao surgimento dos Beastie Boys nos EUA: "Rapper branco de classe média, em um momento em que o hip hop era visto com preconceito pela sociedade, consegue destaque com o som negro e abre caminho para as grandes bandas do gênero". É bobagem ficar menosprezando o trabalho do Pensador por sua classe social ou sua cor. Crítica, com rimas espertas e bases cruas, essa é uma das estreias mais impactantes da música brasileira e merecia ser respeitada como uma das boas bolachas do rap brasuca.
Ouça: "Lôraburra", "Retrato de um Playboy", "Tô Feliz(Matei o presidente)"

5)Câmbio Negro - Câmbio Negro



















Saída das quebradas de Ceilândia, a banda liderada pela voz grave de X teve uma trajetória parecida com o Pavilhão 9. Começaram fazendo hip hop tradicional com DJ e depois acrescentaram guitarra, baixo, bateria e influências de rock pesado. Além dos grooves de "Esse é meu país" e "Círculo Vicioso", o disco conta com a sinistra "Um tipo acima de qualquer suspeita" sobre um tarado que ataca mulheres de todas as cidades até acabar na cadeia "chupando de todo mundo, chamando de meu bem". Um dos melhores e mais criativos álbuns de rap nacional
Ouça: "Esse é meu país", "Círculo Vicioso" e "Um tipo acima de qualquer suspeita".

Veja também:

Não gostou? Xinga aí embaixo!

2 comentários:

Anonymous disse...

só não concordo com o câmbio negro... boa resenha do gpensador!

André HP disse...

O Gabriel Pensador definitivamente não me agrada.

Related Posts with Thumbnails