18.2.10

Apaixonando-se por uma canção: "She Talk to Rainbows"



É amigues, olha que coisa fofa: apaixonei-me por uma música dos Ramones de novo. Sim, está provado cientificamente por alguma universidade de nome engraçado nos EUA: apaixonar-se por uma música/banda é como conhecer uma menina que te tira da órbita, te acelera o coração, te deixa com cara de bobo quando a ouve falar. O amor pode vir à primeira vista, como uma canção que está tocando no rádio e na hora te fisga. Ou então, ser aquela musiquinha que sempre esteve lá, e você nunca deu a devida atenção, como aquela colega de classe que aparece surpreendentemente bonita de uma hora pra outra.

Quando você se apaixona por música, pode ouvir o mesmo álbum ou faixa 40 vezes por dia. Decora a letra e sente-se bem sempre que escuta os primeiros acordes. Fica com aquela sequência de notas e palavras na cabeça. Aquilo diz exatamente o que você sentia/pensava, parece que aquela gema pop e você são velhos amigos. E uma hora a paixão acaba. Pode continuar como amor; um casamento com uma banda pode durar anos. Vocês são companheiros, escuta-se o álbum favorito uma vez por semana, depois uma vez por mês. Compra-se o novo disco da banda eventualmente. É uma relação diferente daquela primeira paixão. Mas o fogo, como no casamento, pode voltar a queimar de tempos em tempos.

Eu estava voltando de 4 dias de praia em Bombinhas, Santa Catarina. Um Carnaval sossegado com praia, cerveja e baralho. Eram nove horas de viagem madrugada adentro e o iPod rolava livre no modo shuffle. Acordei no começo de uma música dos Ramones pra qual nunca dei muita bola "She Talk To Rainbows", a penúltima faixa do "Adios Amigos". Esse disco, o canto do cisne da banda, foi o primeiro dos Ramones a chegar ao meu lar, em Penápolis. Meu irmão ganhou há uns 14 ou 13 anos atrás, em um natal ou aniversário. Lembrava da melodia, mas nunca tinha prestado atenção nela de verdade. Talvez fosse muito "parada" pros meus anos punks. Aquela menina gente boa, mas esquisita, que quando volta da faculdade virou uma tremenda gata, saca?

Depois de quase 15 anos ouvindo Ramones, me apaixonei de novo por uma canção dos caras. O casamento continua bom e até hoje não fui apresentado pra sogra.

Veja também:
-Por que o primeiro disco dos Ramones virou um clássico?
-Já leu poesia punk?

Um comentário:

Bárbara dos Anjos Lima disse...

Adorei o post! Sempre me apaixono por músicas tbm! E a história de amor entre tu e o Ramones e tão linda e antiga que nem posso ficar com ciúmes! ;)

Related Posts with Thumbnails