14.8.08

Chester Himes


"Não ri pra mim. Eu não sou dentista. Dentista arruma dentes. Eu arrebento dentes"
Grave Digger Jones

Poucas vezes eu compro um livro sem ter uma referência. Sem que alguém tenha me indicado, que eu tenha lido uma boa reportagem sobre o autor ou visto um filme legal inspirado nele. Comprei "O Harlem é escuro" do Chester Himes(1909-1984), edição de bolso da L&PM, completamente às cegas. Gostei do título, da capa e da orelha e arrisquei. Isso foi no ano passado. Achei do caralho. Os personagens principais, os detetives Jones Coveiro e Ed Caixão(os nomes em inglês são muito mais legais), são dois policiais negros durões do Harlem que investigam crimes comuns nos Estados Unidos racista dos anos 50 e 60. As histórias fluem no ritmo do Jazz, dos conflitos raciais e do whiskey barato. Acabei de ler agora "Um jeito tranqüilo de matar". Tão bom quanto. O final é até melhor e tem a gangue com o melhor nome da história "Os Mulçumanos Supermaneiros".
Uma história de detetives não mexia tanto comigo desde o clássico "O Falcão Maltês"(um de meus livros favoritos). Algum dia faço uma análise mais profundo dos livros. Por enquanto, esqueçam Shaft, os agentes negros mais legais do pedação são Coffin Ed e Grave Digger Jones. E tenho dito.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails