9.3.08

São Paulo vs Interior



A primeira vez que me senti mal em São Paulo foi quando vim num "bate e volta" fazer a entrevista pro Curso Abril com minha amiga Elis. A gente se perdeu no caminho, pegamos trânsito, o dia estava cinza e nós naquele clima bucólico de despedida da faculdade, em Bauru onde nos adaptamos tão bem. Na volta, a gente ficava ouvindo Juvenar do Karnak(essa música aí do vídeo) e repetindo "to cansado da cidade eu quero ir pro mato". Lembro de comentarmos que o ideal era arrumar um trampo em outra cidade, que em São Paulo não dava pra viver. Acabamos os dois na "capitar".

Sempre me achei um cara urbano, quando morava no interior. Me irritava com o provincianismo, a falta de acesso rápido à cultura, o conservadorismo. Só percebi quanto eu gostava de ser "caipira" quando me mudei pra Sampa. O metrô me da claustrofobia, o cheiro do rio Pinheiros ânsia de vômito, o barulho da Consolação vontade de pular da janela. Entendo quem nasceu aqui e ama isso, o ser humano se adapta a quase tudo. Entendo também que é muito mais legal sair daqui por opção do que nunca ter morado aqui por não ter conseguido a oportunidade. Acho que existem diversas experiêcias que você só vivencia na nossa megalópole cinza. Mas não consigo cogitar a possibilidade de morar aqui a vida todo. Sinto falta da cor no dia-a-dia. Céu azul, sol , vede, estrelas. O preto e branco é tedioso.

Por equanto a gente vai levando, escutando o Karnak pra imaginar que a vida não está acelerada a 120km/h

9 comentários:

Filhas da Pagu disse...

"Entendo também que é muito mais legal sair daqui por opção do que nunca ter morado aqui por não ter conseguido a oportunidade."
Resume tudo...
Parabéns Fred!
Bjs
Karol

Energizaizer's Corporation disse...

olha só, talvez porque sou filha de pais que vieram do interior-mais interior que você- aí ficou no gene, mas eu também amo céu azul...

Bárbara dos Anjos Lima disse...

Viva as cidades de médio porte!

Ana Alice disse...

definitivamente.

Al S disse...

caralho, eu e o conrado falamos muito disso. Um moleque do jornalismo, que é de Botucatu, tb. dá pra sentir a diferença quando se respeira o ar por aqui.

s. disse...

ah não! São Paulo é demais! (em todos os sentidos, inclusive) Acho que eu só saio daqui pra uma cidade mais civilizada. Porque taí acho que esse é o problema de São Paulo: não o tamanho, mas a falta de propósito na urbanização. Podia ter acontecido com qualquer outra...

Alan de Faria disse...

vc não foi a primeira pessoa que escreveu sobre o fato de "não se adaptar" em SP.
no entanto, enjoy it! Há de ter colorido no pb da Consolação.
até mais
se cuida!

Frico disse...

Fala, galera! Minha intenção nem era fazer um manifesto anti-São Paulo. Era mais um desabafo mesmo, mas que bom que todo mundo leu e opinou.
Abrax

felipe disse...

o único jeito de ser feliz em SP é aproveitando oq ela dá de bom no limite do nosso dinheiro. Cerveja hoje?

Related Posts with Thumbnails