Professores associados: Jáder, Machado, Vladimir, Teixeira, Figueiredo e Veloso.
Viva o Fórum Social! Exclama o professor Veloso.
Acredito que o Fórum está voltado para o próprio umbigo e esquece a dinâmica da sociedade, diz o professor Teixeira. Concordo, afirma Figueiredo, porque a ação deve realmente partir dos movimentos sociais e não do fórum, que se transforma muitas vezes em cenário para populistas como Hugo Chávez.
Discutimos um pouco de Epicuro para não perder a forma, lembrando uma máxima do seu pensamento: “podemos escapar a dor”.
Podemos entender essa máxima como podemos escapar ao sofrimento, que significa adversidade. Daí outra máxima de Epicuro: “desviar das fatalidades”, afirma Vladimir.
Ora, escapar das adversidades deve começar no bolso ou na mente? Força interior ou poder econômico? Poder econômico desprovido de consciência leva inexoravelmente a dominar o outro, lembra Figueiredo.
Dessa forma não existe libertação e nem superação do sofrimento ou fatalidades. Para acumular riqueza o caminho muitas vezes, ou quase sempre é árduo, podendo significar abrir mão da liberdade e perder bons momentos da vida, pois estaremos subordinados ao tempo ficcional do trabalho, diz o professor Vladimir.
Perdemos o controle do nosso tempo e nos sujeitamos a esperança de um tempo que não existirá, porque acabaremos morrendo de tanto trabalhar.
Assim terminamos essa sessão ouvindo as belas melodias de Charlie Parker ao sabor da Original.
Jáder Marcos Paes Correto da Rocha
16.1.10
Epicuro & Fórum Social Mundial - 12ª sessão do Clube de Ideias
Cuspido por Di Giacomo às 21:10
Marcadores: clube de ideias, epicuro, fórum social mundial, jáder
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário